Psicólogos(as) comemoram 52 anos de regulamentação da profissão nesta quarta

Compartilhe

No dia 27 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia do(a) Psicólogo(a). Em 1962, nesta data, a profissão foi regulamentada por meio da Lei 4.119/62, que reconhece e celebra a atuação do(a) profissional no país. Também dispõe sobre os cursos superiores de Psicologia, estabelecendo as condições mínimas para que qualquer pessoa possa exercer a profissão: ter concluído o curso superior de Psicologia com duração de cinco anos (que atenda às diretrizes curriculares do Ministério da Educação) e ser registrado no Conselho Regional de Psicologia da região geográfica em que vive.

O(a) psicólogo(a) brasileiro(a) tem ampliado sua inserção em diferentes áreas de atuação, respondendo demandas sociais em todos os campos, tanto no setor público quanto no privado. O atendimento individual em consultório, embora muito significativo, vai cedendo espaço para o trabalho em instituições e em equipes multiprofissionais, diversificando e ampliando os campos de aplicação da Psicologia.

Outra mudança que se observa no campo profissional é a sua expansão territorial. Embora a maior concentração de profissionais ainda esteja nas regiões economicamente mais desenvolvidas do país, constata-se a ampliação do número de profissionais em todo o território brasileiro, nas capitais e no interior.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Mariza Borges, conta que atuam hoje, em todo o Brasil, cerca de 250 mil profissionais. Ela enfatiza que “a Psicologia trata de entender o ser humano no contexto em que vive. A diversidade e pluralidade da Psicologia, como ciência e como profissão, tem origem nos inúmeros recortes feitos pelas diferentes abordagens psicológicas para compreender o ser humano na complexa rede de interações entre ele e seu contexto de vida. Essa diversidade habilita os (as) profissionais para o exercício da profissão nos diversos contextos sociais. Isso talvez explique grande parte da expansão do campo de trabalho profissional”, aponta. Outro fator que não pode ser deixado de lado, ressalta a presidente da autarquia, são as políticas de ampliação da oferta de cursos superiores e de pós-graduação que induziram a disseminação de cursos de Psicologia no país.

Para comemorar a data, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) preparou uma série de atividades, como um debate online sobre os caminhos da profissão, previsto para o dia 23/8, e o lançamento de um hot site com matérias especiais sobre carreira e dúvidas frequentes da categoria, entre outras ações.