Assista aqui o debate “O papel do (a) psicólogo (a) no mundo contemporâneo – família, sociedade e trabalho”

Compartilhe

Debatedores

Adriano Lemos Peixoto

Adriano PeixotoPossui graduação em Administração pela Universidade Salvador (1989), graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em Psicologia – pelo Instituto de Psicologia do Trabalho da Universidade de Sheffield, Inglaterra (2008). Gestor de empresas por mais de 20 anos, tem experiência como Psicólogo Organizacional e do Trabalho nas seguintes áreas: gestão de pessoas, gestão do trabalho, gestão no setor hoteleiro e gestão universitária. Presidente da SBPOT – Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho para o período de 2014-2016.

 

Hartmut Günther

hartmut-guntherEstudou psicologia nas universidades de Hamburg, Alemanha (1966-67) e de Marburg, Alemanha (1967-68) e possui graduação em Psicologia pelo Albion College, Michigan, EUA (1969). Realizou mestrado em Psicologia Experimental (AEC) na Western Michigan University (1970) e doutorado em Psicologia Social na University of California at Davis (1975). Atualmente é professor titular e diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, onde ensina Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Planejamento de Pesquisa e Métodos Inferenciais. Realiza pesquisas no campo de Psicologia Ambiental, especialmente sobre qualidade de vida urbana e Psicologia do Trânsito.

 

Julia Bucher-Maluschke

JuliaMenorGraduou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), fez mestrado em Ciências Familiares e Sexológicas – Universite Catholique de Louvain (1969) e doutorado em Ciências Familiares e Sexológicas – Universite Catholique de Louvain (1975). Conquistou o título de Psicóloga pela Universidade de Brasília (1976). Foi professora titular da Universidade de Fortaleza. Especializou-se em Terapia Familiar. Realizou pós-doutorado nos Estados Unidos – St Johns University (NY 1988), e na Alemanha – Universitat Tübingen (Tubingen, 1996). Foi considerada professora emérita da Universidade de Brasília em 2006. Atuou em Psicologia com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, principalmente nos seguintes temas: família, sexualidade, processos de desenvolvimento e promoção da saúde. Atualmente é professora na Universidade Católica de Brasília e Pesquisadora Colaboradora da Universidade de Brasília. Coordena, ainda, o Grupo de Trabalho: Família, Processos de desenvolvimento e Promoção da Saúde da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.

 

Moderador

Roberto Moraes Cruz

roberto-cruzPsicólogo desde 1990, é especialista em Avaliação Psicológica, Ergonomia e Gestão de
Recursos Humanos, mestre em Educação e Trabalho (UFBa.,1996) e Doutor em Engenharia de Produção – Ergonomia (UFSC-CNAM-Paris, 2001). Fez pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico (Univ. Barcelona, 2010). Foi relator e presidente, respectivamente do I e II Congresso Nacional da Psicologia, vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia – 3ª Região de 1992 a 1995, secretário do Conselho Federal de Psicologia (1996-1997), Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (2009-2011), Coordenador do curso e vice-chefe de Departamento do Psicologia da UFSC (2001-2002) e subdiretor para a América Latina da Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID). Atualmente é professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde. Também é autor de livros e artigos científicos no âmbito da Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde e do Trabalho, Psicologia Jurídica e do Trânsito; assessor em projetos de investigação de perfil de agravos à saúde de trabalhadores e gestão da saúde no trabalho em diferentes instituições públicas e privadas; e perito psicólogo no âmbito do direito cível e do trabalho.