Adriano Lemos Peixoto
Possui graduação em Administração pela Universidade Salvador (1989), graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em Psicologia – pelo Instituto de Psicologia do Trabalho da Universidade de Sheffield, Inglaterra (2008). Gestor de empresas por mais de 20 anos, tem experiência como Psicólogo Organizacional e do Trabalho nas seguintes áreas: gestão de pessoas, gestão do trabalho, gestão no setor hoteleiro e gestão universitária. Presidente da SBPOT – Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho para o período de 2014-2016.
Hartmut Günther
Estudou psicologia nas universidades de Hamburg, Alemanha (1966-67) e de Marburg, Alemanha (1967-68) e possui graduação em Psicologia pelo Albion College, Michigan, EUA (1969). Realizou mestrado em Psicologia Experimental (AEC) na Western Michigan University (1970) e doutorado em Psicologia Social na University of California at Davis (1975). Atualmente é professor titular e diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, onde ensina Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Planejamento de Pesquisa e Métodos Inferenciais. Realiza pesquisas no campo de Psicologia Ambiental, especialmente sobre qualidade de vida urbana e Psicologia do Trânsito.
Julia Bucher-Maluschke
Graduou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), fez mestrado em Ciências Familiares e Sexológicas – Universite Catholique de Louvain (1969) e doutorado em Ciências Familiares e Sexológicas – Universite Catholique de Louvain (1975). Conquistou o título de Psicóloga pela Universidade de Brasília (1976). Foi professora titular da Universidade de Fortaleza. Especializou-se em Terapia Familiar. Realizou pós-doutorado nos Estados Unidos – St Johns University (NY 1988), e na Alemanha – Universitat Tübingen (Tubingen, 1996). Foi considerada professora emérita da Universidade de Brasília em 2006. Atuou em Psicologia com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, principalmente nos seguintes temas: família, sexualidade, processos de desenvolvimento e promoção da saúde. Atualmente é professora na Universidade Católica de Brasília e Pesquisadora Colaboradora da Universidade de Brasília. Coordena, ainda, o Grupo de Trabalho: Família, Processos de desenvolvimento e Promoção da Saúde da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.
Roberto Moraes Cruz
Psicólogo desde 1990, é especialista em Avaliação Psicológica, Ergonomia e Gestão de
Recursos Humanos, mestre em Educação e Trabalho (UFBa.,1996) e Doutor em Engenharia de Produção – Ergonomia (UFSC-CNAM-Paris, 2001). Fez pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico (Univ. Barcelona, 2010). Foi relator e presidente, respectivamente do I e II Congresso Nacional da Psicologia, vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia – 3ª Região de 1992 a 1995, secretário do Conselho Federal de Psicologia (1996-1997), Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (2009-2011), Coordenador do curso e vice-chefe de Departamento do Psicologia da UFSC (2001-2002) e subdiretor para a América Latina da Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID). Atualmente é professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde. Também é autor de livros e artigos científicos no âmbito da Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde e do Trabalho, Psicologia Jurídica e do Trânsito; assessor em projetos de investigação de perfil de agravos à saúde de trabalhadores e gestão da saúde no trabalho em diferentes instituições públicas e privadas; e perito psicólogo no âmbito do direito cível e do trabalho.